Formação Cadista

O que faz o Cadista?

Bem, cadista é uma profissão relativamente nova, com poucos profissionais na área e uma alta demanda.

É o profissional responsável por desenhar ou fazer o projeto num software CAD, de acordo com as especificações recebidas do projetista ou engenheiro, que muitas vezes não tem tempo ou vontade de passar o projeto para o computador.

Ao contrário do que muita gente imagina, o cadista não precisa ser formado em engenharia ou arquitetura, basta que ele saiba interpretar as informações do desenho técnico e passar as informações para um software CAD, como o AutoCAD.

O Cadista é um profissional muito requisitado e pode trabalhar tanto em empresas de arquitetura e engenharia, como freelancer também.

Esse pacote de cursos lhe ensinará os principais conceitos e ferramentas necessárias para que você possa atuar como Cadista e ser muito bem remunerado por isso!

Cursos que fazem parte dessa formação:

AutoCAD Mecânico

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Aula 1 : Conhecendo o AutoCAD - Parte 1

  • Conhecendo os principais recursos do AutoCAD
  • Visualizando como padronizar as medidas dos projetos
  • Aprendendo a utilizar a ferramenta Linha
  • Utilizando a ferramenta Pan para percorrer o desenho
  • Aprendendo a visualizar os detalhes dos desenhos através da ferramenta Zoom

 

Aula 2 : Trabalhando com linhas

  • Aprendendo a anexar uma imagem na Área gráfica
  • Conhecendo mais sobre a ferramenta Linha
  • Acessando a Janela Zoom de uma nova forma
  • Criando linhas angulares com medidas exatas

 

Aula 3 : Aprendendo a desenhar círculos e semicírculos

  • Adquirindo conhecimento sobre a ferramenta Círculo
  • Conhecendo a utilidade dos Snaps ao objeto (F3)
  • Usando a ferramenta Aparar para apagar as linhas que não serão utilizadas
  • Utilizando a ferramenta Copiar na criação de linhas
  • Aprendendo a carregar um novo estilo de linha

 

Aula 4 : Trabalhando com arcos e espelhos no AutoCAD

  • Criando um desenho utilizando Linhas e Círculos
  • Trabalhando com medidas implícitas
  • Aprendendo a utilizar a ferramenta Arco
  • Obtendo conhecimento sobre a ferramenta Espelhar
  • Usando a ferramenta Aparar para deixar o desenho no mesmo formato da peça

 

Aula 5 : Arredondando os cantos

  • Criando a base da peça através da ferramenta Linha
  • Fazendo os cortes laterais da peça elaborados por círculos e excluir as linhas indesejadas
  • Arredondando os cantos inferiores e o topo da peça com a ferramenta Concordância
  • Usando a opção Raio para fazer uma linha guia com um ângulo de 30 graus
  • Medindo o chanfro da peça com a opção Ângulo da ferramenta Medir

 

Aula 6 : Construindo uma ferramenta

  • Relembrado o uso da ferramenta Concordância
  • Conhecendo a ferramenta Tan, Tan, Raio
  • Trabalhando com a ferramenta Polígono
  • Conhecendo a ferramenta Estender
  • Praticando ainda mais o uso da ferramenta Aparar

 

Aula 7 : Criando círculos através de duas extremidades

  • Aprendendo a ajustar a Área gráfica para receber medidas em centímetros
  • Reforçando o uso de ferramentas já utilizadas para elaboração da peça
  • Conhecendo uma nova derivação da ferramenta Círculo, chamada 2 pontos
  • Arredondando os cantos e, por fim, tracejando um objeto para indicar que o mesmo não está visível para a vista usada no desenho

 

Aula 8 : Reforçando os principais conceitos – Parte 1

  • Revisando como utilizar a ferramenta Linha
  • Reforçando a ferramenta Círculo e suas derivações Centro, Raio e Centro, Diâmetro
  • Aprimorando os conceitos sobre a ferramenta Concordância
  • Removendo algumas linhas com a ferramenta Aparar

 

Aula 9 : Girando objetos no seu próprio eixo

  • Conhecendo a ferramenta Retângulo
  • Adquirindo conhecimento sobre a ferramenta Rotac (Rotacionar)
  • Aprendendo a usar a ferramenta Mover
  • Conhecendo a ferramenta Unir
  • Trabalhando com a ferramenta Apagar

 

Aula 10 : Criando repetições facilmente

  • Iniciando o desenho da peça utilizando ferramentas conhecidas: retângulo, círculo, concordância
  • Conhecendo o Modo ortogonal para os círculo superiores ficarem em seu local correto
  • Aprendendo a usar a ferramenta Matriz polar
  • Trabalhando com a ferramenta Matriz retangular
  • Conhecendo a ferramenta Explodir

 

 

Aula 11 : Aprendendo a criar Engrenagens

  • Criando uma engrenagem
  • Revendo a ferramenta Círculo
  • Utilizando a ferramenta Raio para fazer uma intersecção
  • Removendo as linhas indesejadas através da ferramenta Aparar
  • Utilizando a ferramenta Matriz Polar para copiar os chanfros da peça
  • Desmembrando o desenho com a ferramenta Explodir

 

Aula 12 : Destacando detalhes do projeto

  • Conhecendo o botão Propriedades de camadas e, a partir dele, criar uma nova camada
  • Aprendendo a bloquear e desbloquear camadas
  • Obtendo conhecimento sobre desativar e ativar camadas
  • Aprendendo a alterar a cor das linhas de um projeto

 

 

Aula 13 : Construindo parafusos - Parte 2

  • Anexando o gabarito da peça na Área gráfica
  • Elaborando a vista superior da cabeça do parafuso
  • Criando uma nova camada para separar as etapas desse projeto, que será a construção da vista lateral da peça
  • Fazendo a cabeça na vista lateral através de um retângulo e círculo e eliminando as linhas em excesso
  • Aprendendo o que são cristas e passos de um parafuso
  • Construindo rosca do parafuso, utilizando s ferramentas Matriz retangular e Espelhar
  • Fazendo o ponto de aplicação do parafuso, através de dois raios

 

Aula 14 : Exibindo as medidas da peça

  • Utilizando círculos e linhas na criação da peça
  • Trabalhando com a ferramenta Matriz polar para fazer as cópias dos retângulos e círculos
  • Aprendendo a criar e configurar um novo estilo de cotas
  • Criando um nova camada para inserir as cotas na peça

 

 

Aula 15 : Imprimindo o projeto

  • Criando uma nova peça, revendo conceitos aprendidos em aulas anteriores
  • Configurando a página de impressão para que seja gerado um arquivo PDF

 

Aula 16 : Reforçando os principais conceitos – Parte II

  • Relembrando o uso de algumas das principais ferramenta abordadas até o momento no curso como: Matriz, Rotacionar, Concordância, entre outras
  • Reforçando o cálculo de ângulos

 

Aula 17 : Trabalhando com escalas

  • Aprendendo o que são escalas
  • Conhecendo a escala natural
  • Vendo na prática como funciona a escala de ampliação
  • Trabalhando com a escala de redução
  • Aprendendo a indicar a escala

 

Aula 18 : Aprendendo a encontrar medidas em peças reais

  • Aprendendo a utilizar o paquímetro para encontrar as medidas de uma peça real
  • Desenvolvendo a vista superior da peça utilizando ferramentas já ensinadas em outras aulas
  • Fazendo a vista frontal da peça, reforçando o uso de algumas ferramentas
  • Conhecendo a ferramenta Unir
  • Trabalhando com a ferramenta Apagar

 

Aula 19 : Medindo peças reais – Lendo e interpretando medidas

  • Entendendo uma das unidades de medida do paquímetro, o nônio
  • Aprendendo a ler medidas com casas decimais
  • Medindo uma peça real para elaborar o gabarito

 

Aula 20 : Medindo peças reais – Verificando raios

  • Conhecendo o verificador de raios
  • Medindo a peça e construir o gabarito
  • Elaborando o desenho técnico usando o AutoCAD

 

Aula 21 : Medindo peças reais – Verificando roscas

  • Medindo uma peça real com ferramentas já conhecidas, como o paquímetro e a régua
  • Conhecendo o Verificador de rosca
  • Aprendendo a encontrar a medida de uma rosca
  • Elaborando o gabarito da aula apostilada, medindo a vista superior da peça Usando o gabarito para elaborar o desenho técnico

 

 

Aula 22 : Medindo peças reais – Verificando ângulos

  • Medindo todas as partes da vista lateral e superior de uma peça real
  • Conhecendo o Verificador de ângulo
  • Construindo o desenho técnico com base nas medidas obtidas

 

Aula 23 : Medindo peças reais – Verificando ângulos com transferidor

  • Medindo a peça real para elaborar o gabarito
  • Utilizando um transferidor para medir ângulos
  • Desenvolvendo o desenho técnico

 

Aula 24 : Reforçando os principais conceitos – Parte III

  • Usando o paquímetro e a régua na medição de peças
  • Relembrando como utilizar o verificador de raio e também o transferidor
  • Trabalhando com círculos durante a construção da peça
  • Duplicando os chanfros e orifícios da peça com a ferramenta Matriz
  • Utilizando um retângulo para criar o chanfro central da peça

 

 

 

Algumas imagens das aulas:

3DS Max

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Aula 1 : Conhecendo o 3ds Max

Conhecendo as Viewports e as barras de ferramentas presentes no 3ds Max 2012;

Aprendendo a abrir um arquivo existente no computador;

Entendendo como funciona as coordenadas dos eixos X, Y, Z movimentando um objeto na cena;

Conhecendo as ferramentas Select and Move, Zoom e Orbit Sub Object;

Aprendendo a trabalhar com apenas uma Viewport na tela;

Aula 2 : Começando a desenhar com o 3ds Max 2012

Entendendo a importância dos objetos primários; Criando e apagando objetos primários do 3ds (Sphere, cube, cone, etc...);

Construindo um boneco de neve com os objetos primários;

Trabalhando com a ferramenta Select Object para duplicar e agrupar objetos;

Conhecendo o View Cube (orientação das vistas);

Aula 3 : Trabalhando com Texturas

Conhecendo a janela Slate Material Editor e o Sample Slots; Trabalhando com Assign Material to Selection;

Usando a ferramenta Bump para deixar a coluna com relevos maiores em suas divisórias;

Aprendendo a aumentar e diminuir o número de repetições de Maps;

Aula 4 : Aprendendo a criar efeitos de refração e reflexão

Aprendendo o que é Reflexão e Refração;

Conhecendo todas as ferramentas que compõem o Seletor de cor;

Trabalhando com a opção Opacyt;

Conhecendo o Maps Falloff;

Usando a opção Refraction para dar efeitos de reflexão no objeto;

Adicionando o maps Raytrace para auxiliar nas características de reflexão;

Aula 5 : Transformando objetos

Aprendendo a carregar gabaritos na Viewport;

Conhecendo o modificador Edit Poly;

Trabalhando com os sub-objetos: Vertex e Polygons;

Aprendendo sobre o editor de malha Extrude;

Aula 6 : Transformando objetos (modelagem) – Parte II

Exercitando o trabalho com o modificador Edit Poly;

Revisando o subobjeto Polígono;

Trabalhando com a Edição da malha (Outline e Inset);

Aula 7 : Reforçando Conceitos I - Modelagem

Revisando a criação do objeto Cylinder;

Relembrando o uso do Editor de materiais;

Revendo o conceito de modelagem;

Aula 8 : Dando vida ao trabalho – Trabalhando com Hierarquia e Pivot Points

Trabalhando com a opção Pivot (Affect Pivot Only e Center to Object);

Conhecendo a ferramenta Select and Link;

Aula 9 : Dando vida ao trabalho II – Aplicando cinemática ao robô

Aprendendo sobre o que é cinemática e seus tipos: Direta e Inversa;

Adicionando IK Solvers;

Inserindo objetos Dummy;

Aula 10 : Aprendendo a aplicar múltiplos materiais a objetos e elaborando a animação do robô

Conhecendo e usar o material Multi/Sub-Object;

Aprendendo como criar ID aos subobjetos do robô;

Realizando a animação do robô;

Aula 11 : Trabalhando com Iluminação

Aplicando iluminação diurna em um cenário através da ferramenta Omni;

Inserindo sombra no cenário;

Transformando o mesmo cenário em um ambiente noturno, utilizando a ferramenta Target Spot;

Aula 12 : Reforçando Conceitos II – Elaborando o projeto de um robô androide

Posicionando os pontos pivôs das peças que compõem o robô;

Realizando a ligação de cada membro;

Inserindo o objeto IK para os braços e pernas;

Adicionando Dummys e ligando-os as objetos responsáveis pelos movimentos do androide;

Realizando a animação da caminhada do robô no cenário;

Adicionando som na linha do tempo;

Criando a iluminação do ambiente para simular o pôr-do-sol mostrado na imagem de fundo;

Aula 13 : Interagindo objetos 3D com imagens

Criando uma Camera Match;

Importando um Objeto;

Entendendo e aplicando o material Matte/Shadow;

Aula 14 : Movimentos Humanos – Parte I: Elaborando o salto mortal

Inserindo o objeto Biped; Aplicando os movimentos através da guia Motion; Conhecendo o botão Footstep Mode (Walk, Run e Jump); Trabalhando com as propriedades Airborne e 2 Feet Down;

Utilizando o botão Symmetrical;

Usando a opção Bend Links Mode;

Conhecendo o botão Body Rotation;

Aula 15 : Movimentos Humanos – Parte 2: Preparando a estrutura do Mascote

Trabalhando com as propriedades Freeze, Hide e See-Throught;

Conhecendo o modo Figure Mode;

Aprendendo a salvar a figura da estrutura do Biped;

Aula 16 : Movimentos Humanos – Parte 3: Aprendendo a vincular à malha do Mascote

Relembrando as propriedades See-Through e Hide;

Revendo o botão Figure Mode ativo;

Aprendendo a usar o modificador Physique e seu sub-objeto na malha;

Aula 17 : Movimentos Humanos – Parte 4: Trabalhando no cenário e aprendendo a mudar as expressões do Mascote

Importando o mascote no cenário;

Aprendendo a unir a cauda da raposa à estrutura da malha;

Trazendo o movimento do salto ao mascote e posicionando os passos na trave olímpica;

Aula 18 : Movimentos Humanos – Final: Dirigindo as cenas do salto através de câmeras

Aprendendo usar a câmera Target;

Conhecendo as lentes Grandes-Angulares e Teleobjetivas;

Conhecendo as filmagens: Close-up, Superclose e Plano de Detalhe;

Utilizando o recurso Show Safe Frames;

Transformando a animação em vídeo através do Render Setup;

Aprendendo a usar as ferramentas Truck Camera, Orbit Camera e Dolly Camera;

Aula 19 : Reforçando Conceitos III – Parte 1: Preparando a estrutura da malha

Deixando a malha do urso transparente e protegida;

Inserindo o objeto Biped e moldá-lo com a malha.

Aula 20 : Reforçando Conceitos III – Parte 2: Preparando as cenas do vídeo

Adicionando um conjunto de pegadas da caminhada;

Configurando a quantidade de frames da animação;

Trabalhando com o modificador de expressões;

Criando a filmagem da Cena1;

Aula 21 : Trabalhando com o efeito fogo

Conhecendo a subcategoria Atmospheric Apparatus;

Aprendendo e criar o efeito Fire Effect;

Aula 22 : Criando um efeito de fumaça

Criando um sistema de partículas utilizando a opção Super Spray;

Usando a opção Mesh para converter o a sistema em um objeto de malha;

Conhecendo o painel Particle Generation utilizando diversas propriedades do mesmo;

Criando um material para dar a forma de fumaça ao sistema, entendendo como a opção Gradient;

Parameters funciona;

Aumentando a complexidade e detalhe do material utilizando as opções da guia Noise;

Aula 23 : Trabalhando com animações e efeitos

Conhecendo a categoria Deflectors;

Utilizando a categoria Forces;

Aula 24 : Reforçando Conceitos IV –Ônibus espacial após seu lançamento

Criando Gizmos com efeito de fogo;

Criando um sistema de partículas com o Super Spray;

Elaborando a textura da fumaça;

Aula 25 : Criando Efeitos de atmosfera a partir de Eventos

Conhecer e utilizar a janela Video Post;

Conhecer o efeito Lens Effects Flare;

Aprender a configurar as propriedades dos subefeitos: Prefs, Glow,M Sec, Rays, e Inferno;

Aula 26 : Trabalhando com efeitos especiais

Conhecendo a subcategoria Geometric/Deformable;

Criando e configurando os parâmetros do deformador Bomb;

Aprendendo a criar e modificar os parâmetros do efeito de partículas Parray;

Conhecendo a subcategoria Extended Primitives e aprendendo como aplicar e modificar os parâmetros do objeto RingWave;

Aula 27 : Aplicando texturas usando a ferramenta Unwrap UVW

Trabalhando com o modificador Unwarp UVW;

Conhecendo a janela Edit UVWs;

Entendendo o menu Mapping;

Utilizando a ferramenta Select by Element UV Toggle;

Criando um mapa do objeto e trabalhando sobre ele num programa de edição de imagens;

Aula 28 : Aprendendo a criar grama

Aprendendo a usar o modificador Hair and Fur (WSM) e seus painéis;

Adicionando dois objetos de luzes e aplicar sombreamento;

Aprendendo a salvar a imagem da renderização;

Aula 29 : Decorando e iluminando um ambiente com mais realismo

Aprender sobre o renderizador Mental Ray;

Conhecer as luzes fotométricas;

Aula 30 : Reforçando Conceitos V – Criando uma Área de Lazer

Relembrar a utilização de Unwrap UVW;

Fazer uso do renderizador Mental Ray;

Atribuir texturas do tipo Autodesk Water e Arch& Design à objetos da cena;

Revisar o objeto Daylight;

Praticar a utilização dos modificador Hair and Fur e Bomb;

Rever a aplicação de um sistema de partículas do tipo Parray;

Gerar efeitos de ondulação por meio de Ring Wave;

Inserir efeitos do tipo Lens Effects Glow e Lens Effects Flare;

Criar um vídeo da cena;

Aula 31 : Projeto final Parte I

Construir uma animação utilizando conceitos vistos até o momento;

Conhecer as principais técnicas de animação;

Aula 32 : Projeto final Parte II

Adicionar uma câmera Target na cena;

Finalizar a animação do pinguim;

Criar um texto introdutório animado para o vídeo;

 

Algumas imagens das aulas:

  • Carga Horária Média: 80 horas

  • Material Didático Completo

  • Certificado Válido ao Final do Curso

O que estão falando da ICC?

OU acesse com os dados abaixo: