Formação Programador

Qual a importância do programador? Bem, olhe agora à sua volta... Sem os programadores, praticamente todos os eletrônicos que você está vendo seriam simplesmente sucata...

Hoje, na era da informática, o programador tem poder! São eles que criam do zero as soluções que facilitam e mudam a vida de todos os usuários, desde aquele app no seu celular que te desperta de manhã até os complexos sistemas operacionais que nos possibilitam utilizar os computadores!

Seja um bom programador que as portas na era da informática estarão sempre abertas para você!

Cursos que fazem parte dessa formação:

Lógica de Programação

Ver Conteúdo Programático +

Aula 1: INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

  • Lógica de Programação;
  • Vida real – processos de programação;
  • Tomada de decisões do sistema;
  • Conhecer a ferramenta Looping;
  • Linguagens de programação;
  • Pseudocódigo;

Aula 2: TESTES DE MESA E DIAGRAMAS DE BLOCO

  • Teste de mesa;
  • Diagrama de Bloco;

Aula 3: TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS

  • A memória RAM;
  • O que é uma variável;
  • A declaração das variáveis;
  • Os Tipos de Variáveis;
  • O que são Constantes;
  • As linguagem de programação e sua classificação quanto as variáveis;

Aula 4: OPERADORES ARITIMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS

  • Tipos de Operadores;
  • Hierarquia das Operações Aritméticas;
  • Uso de Parentes;
  • Operadores Relacionais;
  • Operadores Lógicos;

Aula 5: ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO

  • Estrutura de Decisão;
  • Comando de Decisão SE;
  • Comando de Decisão CASE;
  • Comando de Repetição;
  • Comando de Repetição FOR;
  • Comando de Repetição WHILE;

Aula 6: ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

  • Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
  • O conceito de Classe;
  • O conceito de Objetos;
  • Herança Simples e Herança Múltipla;
  • Usar e conversar com objetos;
  • Encapsulamento;

Aula 7: INSTALANDO E CONHECENDO O MICROSOFT SMALL BASSIC

  • O que é o Small Basic;
  • Conhecendo os programas de exemplo;
  • Download e instalação do programa;
  • Primeiros contatos com o Small Basic;
  • Nosso primeiro programa feito em Small Basic;
  • Colocando em prática;

Aula 8: ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO NA PRÁTICA

  • As tomadas de decisão prática;
  • As estruturas de decisão SE;
  • Comandos de Repetição;
  • Comando de Repetição FOR;
  • Comando de Repetição WHILE (Esse conceito foi para a apostila);

Aula 9: DESENHANDO COM O SMALL BASIC

  • As funções gráficas do Small Basic;
  • A tartaruga;

Aula 10: CRIANDO E USANDO SUB-ROTINAS

  • O que é Sub-rotina;
  • Primeiro programa com sub-rotinas;
  • Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
  • Exemplo prático;

Aula 11: CÓDIGOS AVANÇADOS

  • Construindo uma calculadora de idades;
  • Construindo um conversor de temperaturas;
  • A tartaruga sob seu comado;
  • A tartaruga segue o mouse;

Aula 12: ATIVIDADES INTERESSANTES NO SMALL BASIC

  • Executando sons;
  • Como publicar seus projetos na Web;
  • Como importar um projeto da Web;
  • Jogos prontos;
  • No que você se tornou?;
  • Linguagens de programação da atualidade;

Algumas imagens das aulas:

Programação em C# com Visual Studio - Essencial

Ver Conteúdo Programático +

Aula 1: Apresentação do Visual Studio

 

  • Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
  • Aprender sobre o serviço Web Service XML;
  • Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
  • Conhecer a interface do Visual Studio;
  • Criar um novo projeto;
  • Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
  • Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
  • Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
  • Aprender a salvar um projeto.

Aula 2: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I

 

  • Iniciar um projeto Windows Form;
  • Alterar as propriedades do formulário;
  • Aprender sobre o recurso Intellisense;
  • Realizar Instanciação de objetos;
  • Fazer a Aplicação de Métodos;
  • Visualizar a utilização de Comentários;
  • Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;

 

Aula 3: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II

 

  • Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
  • Aprender as propriedades do componente PictureBox;
  • Aprender a importar imagens;
  • Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
  • Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
  • Aprender a habilitar e desabilitar componentes;

 

Aula 4: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III

 

  • Conhecer a propriedade do componente TextBox;
  • Trabalhar com a MessageBox;
  • Aprender sobre a declaração de variáveis;
  • Converter texto em número utilizando o Parse;
  • Conhecer o laço de repetição FOR;

 

Aula 5: Criando o layout do sistema

 

  • Adicionar uma imagem como título do programa;
  • - Size Mode;
  • Fixar e desafixar os painéis;
  • Copiar objetos através da tecla Ctrl;
  • Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
  • Utilizar as ferramentas de alinhamento;
  • Criar uma caixa de seleção: comboBox;
  • Adicionar um seletor numérico;

 

Aula 6: Programando o projeto Cálculo Média

 

  • Aprender sobre váriaveis do tipo double e string;
  • Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
  • Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
  • Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
  • Conhecer e utilizar a propriedade Value;
  • Aprender a utilizar os operadores lógicos;

 

Aula 7: Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura

 

  • Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
  • Relembrar a adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
  • Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade);
  • Relembrar a utilizar a Snapline;
  • Relembrar a criar Variáveis;
  • Relembrar a aplicar Conversão de valores;
  • Relembrar a adicionar Comentários;
  • Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
  • Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
  • Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach;

 

Aula 8: Criando um aplicativo de Controle de Frota

 

  • Aprender a criar classes;
  • Aprender a instanciar um objeto;
  • Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
  • Aprender a criar métodos;
  • Fazer o encapsulamento.

 

Aula 9: Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II

 

  • Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
  • Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
  • Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
  • Aprender sobre a Herança de Classes;
  • Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas;

 

Aula 10: Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes

 

  • Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
  • Revisar os métodos de acesso Set e Get;
  • Relembrar o Instanciamento de classe;
  • Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
  • Relembrar as sequências de escape;
  • Elaborar e chamar um método;

 

Aula 11: Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos

 

  • Criar arquivos separados para as classes;
  • Polimorfismo (para que serve e sua importância);
  • Sobrecarga de métodos;
  • Método Construtor;

 

Aula 12: Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos

 

  • Aprender sobre interfaces;
  • Conhecer classes abstratas;
  • Aprender a utilizar métodos abstratos;

 

Aula 13: Revisando o Polimorfismo

 

  • Revisar os conceitos referentes ao Polimorfismo;
  • Sobrecarga e métodos;
  • Interface e classe abstrata;

 

Aula 14: Projeto Final: Calculadora Parte I

 

  • Elaborar o design de uma calculadora;
  • Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
  • Conhecer a estrutura completa de um evento;
  • Object Sender e EventArgs e;
  • Aprender a criar o comando de verificação dos botões;
  • Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;

 

Aula 15: Projeto Final: Calculadora Parte II

 

  • Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
  • Aprender sobre variáveis locais e globais;
  • Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora;

 

Aula 16: Projeto Final: Calculadora Parte III

 

  • Relembrar como criar classes;
  • Relembrar como definir e utilizar classes abstratas;
  • Relembrar como implementar classes abstratas;
  • Relembrar e implementar a referência this;

 

Banco de Dados SQL

Ver Conteúdo Programático +

Aula 1: Iniciando o estudo sobre Banco de Dados

 

  • Aprendendo os conceitos do banco de dados;
  • Conhecendo os SGBD’s;
  • Instalando o SQL Server Express;
  • Adicionando o SQL Server Management Studio;
  • Conectando-se à instância e conhecendo as formas de autenticação;
  • Aprendendo sobre os diferentes tipos de versões que podemos instalar;
  • Realizando o download do SQL Server Express;

 

Aula 2: Aprendendo sobre Modelos de Banco de Dados: O Modelo Racional

 

  • Conhecendo os modelos de Banco de Dados;
  • Aprendendo conceitos de Banco de Dados como: Entidades, Atributos e chave Primária;
  • Conhecendo os tipos de dados como: int, bigint, char, varchar e datetime;
  • Construindo e configurando seu primeiro banco de dados usando o SQL Server Management Studio;
  • Testando o funcionamento do Banco de Dados Consultorio;

 

Aula 3: Introduzindo à linguagem SQL

  • Conhecendo e aprendendo as noções básicas da linguagem SQL;
  • Elaborando um banco de dados com o nome de Farmacia;
  • Criando duas tabelas e definindo os atributos e conhecendo os comandos create, database e table;
  • Aprendendo habilitar e desabilitar componentes;

 

Aula 4: Trabalhando com Modelagem de Dados

  • Aprendendo sobre a Modelagem de Dados e suas etapas;
  • Conhecendo o Modelo Conceitual;
  • Adquirindo conhecimento sobre Diagramas Entidade-Relacionamento (DER);
  • Criando um DER usando o BrModelo;
  • Inserindo atributos;
  • Organizando atributos;

 

Aula 5: Criando relacionamentos

  • Fazendo a Modelagem de Dados;
  • Reforçando o conceito de relacionamentos;
  • Aprendendo a trabalhar com a Cardinalidade máxima e mínima;
  • Criando um diagrama para uma academia;

 

Aula 6: Atividades de Reforço I

 

  • Relembrando a definição de modelagem de dados;
  • Revisando o Diagrama Entidade-relacionamento;
  • Reforçando o conhecimento sobre cadinalidade;
  • Criando um DER;
  • Exercícios do tipo passatempo;

 

Aula 7: Conhecendo a aplicação da Entidade-Associativa

 

  • Transformando uma relação em uma Entidade Associativa;
  • Fazendo ligações entre as Entidades e atribuindo as cardinalidades;
  • Aprendendo a identificar uma Entidade Associativa;
  • Conhecendo o funcionamento das Chaves Estrangeiras;
  • Aprendendo a diferenciar Generalização Total e Parcial;
  • Utilizando a Entidade Associativa;
  • Criando uma Generalização;

 

Aula 8: Aprendendo a normalizar um sistema de dado

 

  • Conhecendo as características do modelo lógico;
  • Aprendendo sobre normalização;
  • Começando a trabalhar com a 1FN;
  • Obtendo o conhecimento sobre a 2FN;
  • Utilizando a 3FN;

 

Aula 9: Trabalhando com modelos lógico e físico

 

  • Trabalhando com o modelo Lógico: integridade referencial, On Update, On Delete;
  • Trabalhando com o modelo Físico: conversão dos tipos de dados, geração de script;
  • Criando o banco de dados no SQL Management Studio e carregando o Script;

 

Aula 10: Atividades de reforço II

 

  • Relembrando sobre a Entidade Associativa e Entidade Fraca;
  • Reforçando os conceitos sobre Chave Estrangeira através do modelo lógico, fazendo a integridade referencial nos campos definidos como Chave Estrangeira, através dos campos: On Delete e On Update;
  • Fazendo a conversão de dados no modelo físico e gerando script;
  • Criando um banco de dados no SQL Management Studio;

 

Aula 11: Inserindo, atualizando e deletando dados

  • Conhecendo o comando INSERT e UPDATE;
  • Trabalhando com a cláusula WHERE;
  • Utilizando o comando DELETE;
  • Usando os operados lógico e de comparação;
  • Conhecendo a cláusula OUTPUT;
  • Trabalhando com o comando MERGE;

 

Aula 12: Realizando Consultas no Banco de Dados

  • Criando uma consulta com o SELECT;
  • Organizando os dados com ORDER BY;
  • Conhecendo o comando COUNT;
  • Aprendendo a cláusula WHERE;
  • Introdução à Junção de Tabelas;
  • Agrupando os dados usando o GROUP BY;
  • Conhecendo o BETWEEN;

 

Aula 13: Trabalhando com Stored Procedures

  • Aprendendo sobre a Stored Procedure;
  • Conhecendo as variáveis;
  • Inserindo comentários nos códigos;
  • Realizando a indentação do código T-SQL;
  • Utilizando as instruções condicionais IF e ELSE;
  • Executando a Stored Procedure através de outra;

 

Aula 14: Criando consultas utilizando a cláusula JOIN

  • Conhecendo as cláusulas INNER JOIN, LEFT JOIN e RIGHT JOIN;
  • Usando as cláusulas aprendidas em uma única consulta;
  • Trabalhando com cláusula JOIN FULL;

 

Aula 15: Projeto Final – Parte I

  • Desenvolvendo o Modelo Conceitual;
  • Relembrando os conceitos de Cardinalidade;
  • Criando as Chaves Primárias;
  • Aplicando a Normalização do projeto;
  • Alterando a Integridade Referencial;
  • Exercícios do tipo passatempo;

Aula 16: Projeto Final – Parte II

  • Relembrando como carregar um banco de dados;
  • Criando uma Stored Procedure;
  • Utilizando comandos Insert, Update, JOINS, Inner Join, para obter informações de tabelas;
  • Incrementou essas alterações na Stored Procedure;
  • Exercícios do tipo passatempo;

Programação em C# com Visual Studio - Intermediário

Ver Conteúdo Programático +

Aula 1: Trabalhando com banco de dados – Parte I

  • Conhecer o conteúdo do curso;
  • Iniciar o projeto voltado a um consultório;
  • Conhecer o Painel Server Explorer e o Data Connections;
  • Criar uma fonte de dados para conseguir manipular os objetos da base de dados;
  • Trabalhar com o painel Data Sources e através do assistente criou o DataSet;
  • Conhecer String de Conexão;
  • Definir e criar o layout do formulário.

 

Aula 2: Trabalhando com banco de dados – Parte II

  • Alterar design do formulário;
  • Cadastrar consultas utilizando a BindingNavigator;
  • Adicionar e configurar o DataGridView.

 

Aula 3: Trabalhando com banco de dados – Parte III

  • Trabalhar com o componente TabControl;
  • Criar a parte para pesquisas no formulário;
  • Adicionar query através do QueryBuilder;
  • Criar consultas e ligar as queries ao DataGridView.

 

Aula 4: Criando um Sistema de Cadastro de Alunos – Parte I

  • Relembrar o processo de criação de um projeto no Visual Studio e revisar o uso do componente TabControl;
  • Revisar a utilização do painel Server Explorer;
  • Relembrar como criar um banco de dados através do assistente Create New Server Database;
  • Rever o uso do painel Data Source e estabelecer uma conexão entre o banco de dados e o sistema de Controle de Alunos;
  • Testar as funcionalidades do sistema criado.

 

Aula 5: Revisão – Criando um Sistema de Cadastro de Alunos – Parte II

  • Adicionar o DataGridView usando o assistente;
  • Criar outro componente através do painel Toolbox;
  • Construir uma query;
  • Usar o assistente Query Builder;
  • Criar o evento do btnPesquisar.

 

Aula 6: Criando um Sistema de Controle para Consultório – Parte I

  • Visualizar e compreendeu a estrutura do banco de dados;
  • Estabelecer a conexão entre o aplicativo e o banco;
  • Criar um formulário para a tela principal do programa;
  • Fazer outro formulário para o cadastro de médicos.

 

Aula 7: Criando um Sistema de Controle para Consultório – Parte II

  • Elaborar o design do formulário para o cadastro de pacientes;
  • Adicionar componentes e alterar suas propriedades;
  • Aprender como ligar uma tabela ao ComboBox;
  • Relembrar conceitos já aprendidos durante a preparação dos outros componentes.

 

Aula 8: Criando um Sistema de Controle para Consultório – Parte III

  • Elaborar o design da tela principal do aplicativo;
  • Incluir um sistema de pesquisa;
  • Criar e configurou um DataGridView;
  • Adicionar um filtro de pesquisa por data.

 

Aula 9: Projeto Final – Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria – Parte II

  • Gerar a conexão entre o banco de dados e o aplicativo;
  • Criar a área de pesquisa;
  • Adicionar queries;
  • Editar itens do componente ToolStrip.

 

Aula 10: Projeto Final – Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria – Parte II

  • Aprender a criar fomulários conectados com o banco de dados sem arrastar os componentes do DataSource;
  • Criar consultas SQL INSERT, SQL UPDATE, SQL DELETE;
  • Criar consulta SQL e código para retornar os dados da tabela Sabor;
  • Adicionar o TableAdapter da tabela Sabor.

 

Aula 11: Projeto Final – Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria – Parte III

  • Criar consultas SQL;
  • Adicionar o TableAdapter;
  • Configurar o evento Load;
  • Programar os botões do formulário.

 

Aula 12: Projeto Final – Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria – Parte IV

  • Preparar a área de pesquisa no formulário principal;
  • Adicionar um DataGridView;
  • Configurar as colunas que aparecerão neste componente;
  • Implementar via código para que ao selecionar uma das opções de pesquisa, as outras fiquem desabilitadas;
  • Elaborar a programação do botão Pesquisar.
  • Carga Horária Média: 60 horas

  • Material Didático Completo

  • Certificado Válido ao Final do Curso

O que estão falando da ICC?

OU acesse com os dados abaixo: